Murumuru celebra 15 anos da linha Natura Ekos

Antes de toda essa onda de valorização da matéria prima vinda da natureza, a Natura já investia nessa busca de principios ativos nas nossas florestas. Foi quando criou a linha Natura Ekos, que completa 15 anos de existência.

Para comemorar esta importante data, foi lançada no mês passado a linha Natura Ekos Murumuru, para recuperar cabelos danificados.

“As sementes do murumuru guardam uma poderosa manteiga que possui dupla ação, capaz de penetrar profundamente na fibra capilar, preenchendo as fissuras, e de alinhar as cutículas, devolvendo sua elasticidade natural”- Alessandro Mendes

A história começa na Floresta Amazônica, onde conheceram a semente de Murumuru. Após pesquisas, a marca revelou a vocação natural desse ativo, que tem como principal inovação a alta afinidade com a fibra capilar, com propriedades únicas para recuperação dos fios.

“As sementes do murumuru guardam uma poderosa manteiga que possui dupla ação, capaz de penetrar profundamente na fibra capilar, preenchendo as fissuras, e de alinhar as cutículas, devolvendo sua elasticidade natural”, explica Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos da Natura. A reconstrução dos fios danificados já é percebida desde a primeira aplicação, de acordo com 90% das consumidoras entrevistadas por pesquisa sensorial realizada pelo Ibope; e 96% delas ficaram satisfeitas com a saúde e com a aparência de seus cabelos.

O murumuru é uma palmeira alta que costumava ser derrubada e queimada pelas comunidades da Amazônia porque não gerava renda para as famílias. O uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável da espécie, com geração de valor que reverte a lógica do desmatamento.

Os frutos só são colhidos pelas comunidades quando ficam maduros e caem no chão. A polpa se torna alimento para os animais da floresta e da semente se extrai uma poderosa manteiga amarelada. O manejo do ativo é feito por 400 famílias de comunidades agroextrativistas na região do Médio Juruá, no Amazonas, berço da linha Natura Ekos.

O lançamento de Natura Ekos Murumuru está inserido no Programa Amazônia, que tem entre seus compromissos a meta de ampliar o uso de matérias-primas da sociobiodiversidade brasileira. Estabelecido em 2011, o programa busca o fortalecimento das comunidades tradicionais da Amazônia e investe em um modelo de desenvolvimento que assegura a floresta em pé.

A linha é composta por Shampoo, Condicionador, Pré Shampoo, Creme para Pentear, Ampola, Máscara e Manteiga Concentrada.

Embalagens ecoeficientes

A sustentabilidade permeia toda a cadeia produtiva da linha – da colheita do ativo até as embalagens. O Shampoo de Natura Ekos Murumuru, por exemplo, tem frasco elaborado com 100% de material reciclado pós-consumo. Já o pote da Máscara de Natura Ekos Murumuru é composto por 50% de PET reciclado pós-consumo e 50% PET Verde 30, que possui na composição 30% de material de origem vegetal renovável.

 

Mari Rossi

Música, moda, comportamento, jornalismo, xamanismo e publicidade estes são os universos por onde circulo. Moro no Bixiga, em São Paulo, curto viajar e tomar chás.

popup

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se e receba novidades sobre futuros lançamentos de produtos, serviços, eventos e ofertas especiais do mundo moda.