Loja Pop Up da Malha promove movimento Anti-black Friday no Shopping Rio Design Barra

Chamada de Green Friday, a ação incentiva o consumo consciente de moda e oferece ao público acervo para empréstimo, oficinas de upcycling e desconto em troca de doações

No próximo dia 25 de novembro várias lojas varejistas no mundo todo participarão do Black Friday, evento criado pelo mercado americano que oferece aos consumidores uma vez ao ano descontos que chegam até a 70% na compra de produtos como roupas, sapatos, acessórios, eletrodomésticos e vários outros. Como forma de chamar atenção à celebração do consumo por impulso e sem propósito incentivado pelo mercado tradicional, a MALHA, movimento coletivo sediado em São Cristóvão por uma moda mais sustentável, colaborativa, local e independente propõe um novo olhar para a data com apoio do Shopping Rio Design Barra.

Para isso, nos dias 25, 26 e 27 de novembro serão oferecidas na loja pop up da marca uma série de propostas alternativas ao consumo como forma de manifesto à causa, com o objetivo de alertar e promover o debate junto ao público frequentador do shopping, já que a indústria da moda e beleza é um das que mais movimenta a data e é também uma das mais poluidoras do mundo, perde apenas para a indústria do petróleo.

Uma das iniciativas é um Guarda-Roupa Coletivo compartilhado do das marcas slow fashion participantes da MALHA, organizado pelo Lucid Bag, com um acervo de peças especiais para empréstimo. A pessoa que comparecer à loja terá a oportunidade de pegar emprestado uma peça de sua preferência para usar durante o fim de semana e devolver sem compromisso ou o ônus da compra na segunda-feira seguinte à data. A objetivo é possibilitar que as pessoas experimentem e conheçam de perto as histórias e vantagens de produtos mais ecológicos e sustentáveis antes de fazer alguma nova compra de moda.

Como complemento à proposta, será oferecido também um workshop de upcycling com a marca Mig Jeans onde os participantes transformarão suas roupas jeans em desuso em novas peças, como forma de evitar o desperdício e a obsolência programada de itens ainda em bom estado de uso.

Para finalizar, também serão oferecidos por algumas marcas participantes pequenos descontos na compra de novas peças, caso a pessoa leve em troca consigo uma roupa pessoal em desuso. Estas roupas serão doadas em parceria com o Movimento Gaveta para a Associação A Minha Casa no Rio de Janeiro. http://www.aminhacasa.org.br/

“Acredito que iniciativas como o Green Friday incentivem uma postura de engajamento do consumidor de moda que deve cobrar cada vez mais da indústria a valorização e respeito pelas pessoas; a preservação do meio-ambiente; a promoção da criatividade e inovação; e a distribuição do lucro dessa atividade de maneira justa”, ressalta André Carvalhal, autor do livro Moda com Propósito e um dos fundadores da MALHA.

SERVIÇO: GREEN FRIDAY NA MALHA

Data: 25, 26 e 27/11
Horário: 10h – 22h
Local: Shopping Rio Design Barra
Facebook: www.facebook.com/malha.cc
Instagram: www.instagram.com/malha.cc

LookBook™ #WeLiveStyle

MODA + DESIGN + COMPORTAMENTO uma nova forma de inspirar, construir e expressar o seu estilo #WeLiveStyle

popup

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se e receba novidades sobre futuros lançamentos de produtos, serviços, eventos e ofertas especiais do mundo moda.